Você sabia que o inversor solar é um item indispensável para o seu sistema fotovoltaico?
A função principal do inversor é converter a energia elétrica que os painéis geram, de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).
Além disso, ele também garante mais segurança para o sistema fotovoltaico e mede a energia produzida pelos painéis.
Quer saber mais a fundo qual a função do inversor solar e suas características? Siga acompanhando o texto!
Quais são as partes que compõem um sistema de energia solar?
Antes de entender o que é um inversor solar, é necessário que você saiba quais são as partes que compõem o sistema de energia solar. Isso porque o inversor trabalha em conjunto com várias outras peças do sistema.
Conheça as peças do sistema fotovoltaico abaixo:
- Módulos solares
Também conhecidos como placas solares, os módulos são como o coração do sistema fotovoltaico. São os painéis que captam a radiação solar e a transformam em energia elétrica.
- Inversor solar
Podemos considerar o inversor solar como o cérebro do sistema, afinal, ele é o grande responsável por converter a corrente contínua em corrente alternada.
Essa parte do sistema é muito importante porque, nossos eletrodomésticos só funcionam com a energia em corrente alternada.
- Sistema de fixação das placas solares
O sistema de fixação serve para evitar que as suas placas solares caiam do telhado ou saiam voando por aí em dias de muito vento.
- Cabos e conectores
Essas peças são responsáveis por fazer a condução da corrente elétrica entre os painéis solares e os inversores.
Quais são as funções do inversor solar?
Como citamos anteriormente, o inversor solar é o equipamento responsável por converter a corrente elétrica produzida pelos módulos solares.
Essa peça do sistema solar também é responsável por garantir a segurança do sistema fotovoltaico, realizar o monitoramento e, além disso, otimizar a eletricidade gerada pelo painel.
O processo para inverter a energia acontece imediatamente na saída do inversor, garantindo assim, que só chegue até a sua residência o tipo de corrente elétrica que você necessita.
Onde fica o inversor solar?
Nas casas, o inversor solar fica perto do quadro de luz, em um local que não bata Sol, nem calor. Além disso, fora do alcance da água da chuva.
Em mini-usinas de geração distribuída e em prédios comerciais ou industriais, é preciso construir uma salinha para instalar o inversor e protegê-lo, pois esse tipo de inversor é grande e ocupa bastante espaço físico.
Quais são os tipos de inversor existentes no mercado?
- Inversor solar on-grid
Também conhecido como inversor grid tie, esse tipo de equipamento é conectado diretamente à rede de distribuição.
Usamos esse modelo em sistemas fotovoltaicos residenciais, comerciais ou industriais que não possuem baterias.
A vantagem desse tipo de inversor é que ele pode desligar rapidamente caso ocorra queda de energia.
- Inversor off-grid
O termo off-grid significa “fora da rede” ou “desconectado da rede”.
Esse tipo de inversor foi desenvolvido para sistemas de energia que são desconectados da rede elétrica, ou seja, para sistemas que usam baterias e estão, geralmente, em locais que não tem acesso à rede elétrica.
Os inversores off-grid costumam ser utilizados para abastecer estações de rádio, frigoríficos, estações meteorológicas, irrigações e, além disso, sistemas de telefonia.
- Inversor Solar Híbrido
O inversor híbrido pode operar em sistemas conectados a baterias ou isolados. É como se ele fosse 2 em 1, ou seja, um inversor on-grid e um inversor off-grid juntos.
Além disso, eles são programados para injetar a energia solar na rede nos horários onde a energia vale mais e armazenar a energia solar nas baterias quando ela está valendo menos.
- Microinversores
Os microinversores foram criados para atender um único módulo fotovoltaico.
Eles são responsáveis por converter a energia de corrente contínua de cada painel para corrente alternada.
A principal vantagem do micro inversor, no entanto, é que ele trabalha independentemente em cada painel.
Cuidados que você deve ter na hora de escolher um inversor
Na hora que você for adquirir um inversor solar, é preciso que você se atente as seguintes especificações:
- Eficiência do aparelho: para converter a corrente contínua em alternada, é preciso que o inversor apresente uma eficiência acima de 94%;
- Padrão de proteção do inversor: para que o inversor seja classificado como seguro, ele precisa se enquadrar nas referências NBR IEC 60529.
Além disso, recomendamos que procure uma empresa especializada em energia solar para comprar o seu inversor e para instalar o seu sistema de energia solar.
Está procurando por uma empresa especializada? Então, entre em contato com a Energy Brasil.
Você sabe quais são os aparelhos eletrônicos que mais consomem energia? Não? Descubra aqui: 7 aparelhos eletrônicos que mais consomem energia.